fbpx
29 de janeiro de 2018

O que é um CDN e como isso impacta na velocidade da sua internet

Seja para jogar e ver séries ou estudar e trabalhar nós sempre queremos uma conexão mais rápida e estável. Existem diversas maneiras de fazer isso. Uma delas, receber a informação do servidor mais próximo possível. Vamos então ver o que é CDN. Confira logo abaixo.

O CDN

O CDN, do inglês Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo, é basicamente uma rede de servidores que guarda réplicas de conteúdos, liberando o acesso para visitantes de acordo com a região geográfica.

Tem como objetivo melhorar a velocidade e a qualidade da conexão. Esse tipo de serviço é muito comum, sendo responsável por mais da metade do tráfego de internet mundial.

Por exemplo, o Facebook é usado no mundo inteiro. Em 2016, o site era acessado por 1 bilhão de pessoas todos os dias. Esse número absurdo de acessos e dados entrando e saindo, não partem apenas de um único lugar, pois isso seria completamente inviável.

É graças ao CDN que um acesso no Brasil é feito por um servidor daqui. Já um acesso na Austrália, por exemplo, é através de um servidor australiano.

Velocidade e Acessibilidade

Assim, a conexão é muito mais rápida pois o conteúdo, geralmente fica armazenado em cache, dando uma resposta imediata. Em caso contrário, o CDN se conecta com o servidor original ou algum outro servidor próximo, que disponibiliza novamente os dados de maneira ainda muito rápida.

Conteúdos como o do Facebook que são muito acessados, ficam armazenados na memória cache por ter uma alta demanda. Assim, o CDN é capaz de encontrar o caminho mais curto até o servidor mais próximo. Por conta dessa distribuição regional otimizada a latência, o infame lag, é muito menor.

Esse tipo de serviço tem um impacto forte em streaming de vídeo de alta definição. Por isso, nós possuímos um servidor exclusivo do Netflix, para aumentar ainda mais a velocidade de séries e filmes.

Outra característica desse tipo de serviço é a sua disponibilidade. Como o conteúdo não está armazenado em um único servidor, caso um caia, a informação pode ser puxada do local mais próximo.

Segurança

Essa vantagem fica clara na proteção contra-ataques de DDoS que normalmente derrubam um serviço realizando um número altíssimo de tentativas de acesso, de modo que este não resista.

Com o uso do CDN, como o site está distribuído entre diversos servidores ele fica mais protegido contra esse tipo de situação. Além da proteção contra esse tipo de ataque, as CDN também possuem scripts que a protegem de outros tipos de invasões, como por exemplo, para roubar dados.

Por fim, esse tipo de serviço ainda conta com a vantagem de ser muito mais barato para quem o contrata. Uma alternativa seria ter uma infraestrutura própria, o que seria caríssimo, especialmente em um país com dimensões como o Brasil. Com o CDN é fácil chegar em qualquer lugar.

Entendeu porque aqui na Click as suas séries preferidas da Netflix carregam bem mais rápido?

Essa é uma das vantagens de assinar um plano de internet com quem tem um servidor exclusivo Netflix.

 

Para receber promoções, novidades da Click, dicas de segurança entre outras coisas legais, não deixe de assinar a nossa newsletter. Até mais! 😉

Atendimento Click