12 de janeiro de 2018

Internet para empresas: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Nada mais irritante do que precisar enviar um documento por email e isso levar alguns “bons” minutos, deixando também o destinatário bem apreensivo.
Para evitar esse tipo de problema, é necessário estar sempre atento na hora de contratar o melhor serviço de internet para empresas. Vamos ver tudo que você precisa saber sobre planos empresariais de internet.

Upload e Download

Muita gente já sabe o que é o download, o upload, porém, é tão importante quanto e mede a velocidade na qual os dados são enviados. Esse número é fundamental para empresas que necessitam enviar muitos arquivos.

Na prática, é comum termos um download maior que o upload, mas ambos são importantes para ter boas conexões em reuniões online e VoIP; a telefonia por banda larga, além é claro, da alta taxa de transferência de dados e arquivos.

ADSL e Fibra Ótica

O que explica a diferença entre o download e o upload é a conexão ADSL, ou Asymmetric Digital Subscriber Line, ou Linha Digital Assimétrica para Assinantes. Os desenvolvedores acreditam que a taxa de upload pode ser mais baixa por ser mais comum receber os arquivos do que enviar.

Porém, esse tipo de conexão não leva tanto em consideração as utilidades empresariais, que muitas vezes precisam enviar dados, de forma praticamente imediata. Para isso, existe a Fibra Ótica.

Esse tipo de conexão é naturalmente mais estável, por ser baseado em luz ao invés de pulsos elétricos, como é o caso da ADSL, que pode sofrer interferências.

Além disso, a conexão é simétrica, ou seja, upload e download tem o mesmo valor, garantindo maior qualidade em reuniões online e no envio geral de dados, como por exemplo, a atualização de informações no site de uma loja, envios de relatórios com muitas imagens, entre outras tarefas.

Velocidade adaptada ao tamanho

Na hora de escolher o plano é importante ter em mente a natureza do negócio. Seja pela quantidade de arquivos enviados ou o número de pessoas online ao mesmo tempo.

Por exemplo, um YouTuber que envia videos diariamente ou uma empresa com muitos funcionários, precisam ter um plano de internet maior do que um pequeno negócio que apenas atualiza dados da loja e faz comunicação com clientes via email.

Por conta disso é importante entender a variação das velocidades. Para pequenas empresas, um plano básico de 5mb, permite realizar pequenas reuniões online, acessar a internet de maneira aceitável e enviar e receber emails.

No entanto, existem também as conexões com 50 até mais de 100 megas, que permitem diversas reuniões em grupo ou inúmeras chamadas por VoIP e upload de arquivos praticamente instantâneo.

A maioria das empresas e especialmente as menores, conseguem trabalhar com uma velocidade que varia de 15 a 35 megas, que é a média no Brasil. Além de terem um ótimo custo benefício, permitem que todas as funções sejam feitas de maneira eficaz.

Atualmente é fundamental uma empresa ter um plano de internet ativo, as possibilidades são inúmeras e possibilitam um melhor atendimento e até mesmo ampliar o raio de atuação.

 

Assine a nossa newsletter para receber conteúdos para a sua empresa e para a sua família. Não deixe de conferir os nossos planos empresariais também. 😉

Atendimento Click